segunda-feira, 23 de maio de 2011

Conversando com o criador do LEGO Mindstorms, o Prof. Mitchel Resnick do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets)

Caros alunos e leitores,
Essa semana saí em uma viagem para trazer um conhecimento ainda maior para a nossa robótica. Viajei para um simpósio de engenharia em Lego que acontece todo ano aqui em Boston. O mais interessante é que aqui em Boston também ficam 2 das maiores universidades americanas. A HARVARD, que fica a poucos minutos de onde estou hospedado e formou grandes nomes da política e da advocacia Estadunidense e o MIT que é o maior centro de pesquisa tecnológico e científica do mundo, que fica a apenas alguns quarteirões de HARVARD.
Quando cheguei de viagem, no caminho para onde estou hospedado, acabamos passando pela frente do MIT e resolvi parar.


Fui andando por entre o campus e acabei parando no Media Lab. O Media Lab é um laboratório de mídia onde existe a integração entre o ser-humano e as máquinas.

Os melhores robôs e as melhores próteses robóticas foram criadas neste laboratório.

A primeira linguagem de programação para criança inventada no mundo saiu deste laboratório por um doutor em matemática que foi amigo de Piaget, o Dr. Seymour Papert.
O Dr. Seymour Papert tinha um professor co-criador chamado de Mitchel Resnick que o ajudou na construção de um bloco programável criado para a LEGO no final da década de 90. Esse bloco programável chamou-se, então, de LEGO Mindstorms RIS (Robotic Invention System) e foi o primeiro kit de robótica usado para educação em parceria com o programa LOGO que mais tarde acabou virando o software que usamos hoje em nossas aulas.

Essa longa introdução é para apresentar o quadro que se segue. Quando entrei no Media Lab estava acontecendo um evento chamado Scratch Day. O Scratch é um software de animação que permite a programação, então a criança cria uma animação programável, como por exemplo, um jogo. Este software permite a integração inclusive com o nosso recém-comprado LEGO WeDo.

Assisti a algumas palestras sobre o programa e de repente avistei o prof. Mitchel Resnick, criador do LEGO Mindstorms, ao fundo do auditório.

Não tardei em ir até o Prof. Dr. Mitchel Resnick e iniciamos uma alegre conversa.

Uma pessoa simples mas incrivelmente brilhante e que sempre sonhou em melhorar a educação científica das crianças e jovens com os kits da LEGO. Deixo aqui então o meu recado aos alunos: Sonhem, Idealizem e corram atrás, porque o que limita o ser-humano é o seu próprio medo. Não tenham medo de ousar, mas que essa ousadia seja sempre para o bem comum e de todos.

Forte abraço e com o tempo envio mais notícias daqui.
Marcelo Molina
Sala de testes em LEGO. MIT.




prótese de perna robótica
estátua em LEGO do Scratch.

Tijolo de LEGO cheio de LEGOS.
Nova Mídia para Medicina, Computação Afetiva ( que afeta) e BioMecatrônica.